
Menu
- SOBRE NÓS
A educação infantil é a base essencial para o desenvolvimento integral de uma criança, abrangendo não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento emocional, social, físico e cognitivo. Os primeiros anos de vida são cruciais para a formação de habilidades e competências que irão moldar a capacidade da criança de aprender, se relacionar com o mundo e enfrentar desafios ao longo da vida.
Há 45 anos, o Centro De Educação Paraíso Infantil (CEPI) tem sido referência histórica no olhar para a infância e para o desenvolvimento pleno e integral da criança. Pois entendemos que a educação infantil é fundamental para o desenvolvimento de uma criança, e buscamos estimular sua curiosidade, suas habilidades sociais, emocionais e físicas, além de prepará-la para os desafios da vida escolar e para o convívio em sociedade. Isso não só impacta o presente da criança, mas também constrói as bases para seu futuro, sendo um investimento crucial para o desenvolvimento humano e social.
A Educação Infantil é uma fase importantíssima para o desenvolvimento do indivíduo, pois, nesse período, o cérebro da criança está em plena fase de crescimento e plasticidade, sendo altamente receptivo a estímulos.
O ambiente educativo propicia atividades que incentivam a curiosidade, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a aquisição de novos conhecimentos. Através de brincadeiras educativas, contação de histórias e interação com materiais variados, a criança amplia seu vocabulário, desenvolve o raciocínio lógico e a compreensão do mundo ao seu redor.
A educação infantil proporciona um ambiente seguro e afetuoso, onde a criança começa a entender e expressar suas emoções. Educadores capacitados ajudam a criança a lidar com frustrações, medos e ansiedades, promovendo a construção da autoestima, da autonomia e da confiança.
O desenvolvimento emocional saudável nos primeiros anos cria a base para que a criança possa estabelecer relacionamentos positivos e lidar com desafios de forma equilibrada.
A socialização e aprender a viver em uma comunidade é um elemento-chave da educação infantil. Ao conviver com outras crianças em um ambiente coletivo, a criança aprende a compartilhar, a cooperar, a esperar sua vez e a respeitar as diferenças.
Essas interações sociais são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades interpessoais que serão essenciais ao longo de sua vida escolar e adulta. Além disso, a educação infantil ajuda a criança a construir uma noção de comunidade e a entender as regras de convivência em sociedade.
Atividades físicas, jogos e brincadeiras ao ar livre são incentivados, promovendo a coordenação motora grossa (como correr, pular e subir) e a motricidade fina (como desenhar, pintar e manipular objetos). O movimento é fundamental para o desenvolvimento físico e mental da criança, e a escola proporciona um espaço seguro e adequado para que isso ocorra.
A educação infantil também se destaca por oferecer uma rotina estruturada, que ajuda a criança a compreender a importância da organização e da disciplina. Horários fixos para atividades, refeições e momentos de descanso proporcionam um ambiente de segurança e previsibilidade, o que é essencial para o bem-estar emocional da criança.
Além de todos esses aspectos, a educação infantil também cumpre um papel de igualdade de oportunidades. Crianças que têm acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos têm mais chances de sucesso escolar e pessoal no futuro, independentemente de seu contexto socioeconômico. A escola se torna um espaço de inclusão, onde todas as crianças podem desenvolver seu potencial.
Para uma educação infantil de qualidade e efetiva para o desenvolvimento integral da criança, acreditamos que alguns pontos são essenciais para o aprendizado e construção de seu futuro acadêmico e social.
Contamos com um ambiente físico seguro, com áreas que incentivam a exploração, o brincar, a criatividade e o movimento. Temos espaços abertos, para atividades ao ar livre, e áreas internas bem equipadas com materiais didáticos que desenvolvem as habilidades motoras e cognitivas das crianças.
Todos os nossos professores são capacitados e preparados para atuar com a primeira infância de forma afetuosa, paciente e cuidadosa e comprometidos com o bem-estar das crianças. Além disso, são treinados para entender as necessidades de cada criança e promover o desenvolvimento por meio de metodologias lúdicas e interativas.
O CEPI segue uma proposta pedagógica que valoriza o desenvolvimento integral da criança, abordando aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos. O aprendizado acontece de forma lúdica, respeitando o ritmo individual das crianças e incentivando a curiosidade, a criatividade e o raciocínio. O foco está no “aprender brincando”, com atividades que envolvam jogos, música, arte e movimento.
Promovemos um ambiente que favoreça o desenvolvimento emocional e social da criança. Ao interagir com outras crianças e com os educadores, a criança aprende a compartilhar, a esperar sua vez e a resolver pequenos conflitos. O apoio emocional é fundamental para que as crianças desenvolvam autoestima, confiança e autonomia. Por isso, contamos com um psicólogo institucional e professor de educação emocional que atende a todos da comunidade escolar: as crianças, seus familiares e os professores; criando, assim, um ambiente acolhedor e seguro.
A fim de garantir a saúde e bem-estar das crianças, o CEPI mantém um alto padrão de limpeza e higiene. Isso envolve práticas na limpeza dos espaços, na manipulação de alimentos e no cuidado pessoal das crianças, como a troca de fraldas e o incentivo à higiene das mãos. Além de protocolos para lidar com doenças e questões de saúde infantil.
A alimentação oferecida em nossa escola é balanceada e adequada à faixa etária das crianças e são acompanhadas por uma nutricionista escolar infantil. Uma alimentação saudável é essencial para o crescimento e está relacionada diretamente ao desenvolvimento físico e cognitivo da criança.
As crianças se beneficiam de uma rotina organizada, que proporciona segurança e previsibilidade. Temos horários estabelecidos para as principais atividades do dia, como refeições, brincadeiras e momentos de descanso.
Oferecemos atividades que estimulem o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. Atividades sensoriais, de raciocínio lógico e brincadeiras que envolvem o uso de diferentes habilidades motoras (grossas e finas) são essenciais. Brincar com blocos de construção, desenhar, cantar e correr são exemplos de práticas que utilizamos e que favorecem o desenvolvimento pleno da criança.
Realizamos atividades que incentivem a criatividade, como desenhos, pinturas, brincadeiras com massinha, além de promover a expressão verbal e corporal por meio de jogos, teatro e dança. Tudo isso favorece o desenvolvimento da imaginação e das habilidades comunicativas da criança.
O relacionamento entre a escola e as famílias é de forma diária, leve e transparente. Pois entendemos que é importante que os pais ou responsáveis sejam informados regularmente sobre o desenvolvimento de seus filhos e participem de atividades e eventos da creche. Esse diálogo constante fortalece a confiança e a parceria na educação da criança.
Somos uma escola de inclusão, que valoriza e respeita as diferenças entre as crianças, seja em termos culturais ou de desenvolvimento. Entendemos que a educação infantil deve ser acessível a todas as crianças, com adaptações, quando necessário, para garantir que cada uma delas tenha suas necessidades atendidas e seu potencial desenvolvido.
O relacionamento entre a escola e as famílias é de forma diária, leve e transparente. Pois entendemos que é importante que os pais ou responsáveis sejam informados regularmente sobre o desenvolvimento de seus filhos e participem de atividades e eventos da creche. Esse diálogo constante fortalece a confiança e a parceria na educação da criança.
Acesso Rápido